Seleção de filmes e séries em plataformas digitais
A dica da semana é a série original de comédia “Insecure”, disponível na HBO Max
Dica da Semana: “Insecure”
Sobre os conflitos e vivências de duas amigas, a série da HBO Max tem todas as temporadas disponíveis na plataforma
Lançada em 2016, a série original da HBO Max “Insecure” chega ao fim em outubro de 2021, depois de cinco temporadas aclamadíssimas.
A produção de comédia chamou atenção desde o seu lançamento por trazer como protagonistas duas mulheres negras, um importante passo na luta por uma maior representatividade na indústria cinematográfica, principalmente quando se leva em consideração o tamanho da HBO enquanto produtora.
Criada por Issa Era, que também interpreta uma das protagonistas, cada temporada conta com oito episódios de aproximadamente 40 minutos cada.
“Insecure” se passa em Los Angeles e a história gira em torno das amigas Issa e Molly, duas mulheres negras que compartilham de situações desconfortáveis tanto na vida amorosa quanto na profissional principalmente por conta de sua cor de pele.
Com os 30 anos se aproximando, as duas irão reconsiderar suas escolhas e traçar novos rumos para suas vidas. Issa, por exemplo, trabalha em uma ONG de orientação pedagógica para jovens e se vê presa em um longo relacionamento que, apesar de confiável, está estagnado em uma rotina.
Ao mesmo tempo, Molly lamenta estar solteira, mesmo que tenha atingido grande sucesso em sua vida profissional enquanto advogada.
Apesar de ser uma comédia, a série nunca perde a sua proposta de apresentar situações reais, abordando temáticas como desigualdade salarial, racismo e machismo.
Um exemplo é como o programa aborda, com piadas e momentos constrangedores, a contradição que existe no trabalho de Issa, pois ela é uma das únicas pessoas negras trabalhando em um local cujo principal público alvo são jovens negros.
O forte da série é o humor nas interações sociais entre os personagens, principalmente quando essas são constrangedoras.
Tais estratégias já foram utilizadas em sitcoms como “The Office” e “Segura Onda”, mas em “Insecure” as situações conseguem ser específicas e universais ao mesmo tempo ao abordar temas como relacionamento e amizade sob uma ótica única da vivência de mulheres negras. Tal paradoxo garante um quê revolucionário à narrativa.
Link para o trailer de “Insecure”.
Caminhos divergentes
Duas mulheres com personalidades opostas buscam por amor após a Primeira Guerra Mundial
Dentre os grandes fenômenos da cultura pop atual, certamente pode-se citar a astrologia.
Vários são os vídeos e podcasts, por exemplo, que possuem milhares de seguidores e tem como principal conteúdo os signos do zodíaco. Aproveitando tal interesse, em 2016 foi lançado o livro “Guia Astrológico para Corações Partidos”, escrito pela italiana Silvia Zucca.
A história rapidamente ganhou o interesse do público jovem, fato que não passou despercebido pela Netflix, que é a responsável pela adaptação do livro para a plataforma de streaming em forma de série.
Sendo assim, a produção conta com Claudia Gusmano, Lorenzo Adorni e Michele Rosiello no elenco e chega no serviço no dia 27 de outubro.
Com o mesmo nome do livro em que é baseado, “Guia Astrológico Para Corações Partidos” acompanha Alice, uma mulher de 30 anos que não se sente realizada com o rumo de sua vida profissional e amorosa.
Sem perspectivas de ascender no trabalho e com relacionamentos que nunca vão para frente, a protagonista jura que está vivendo um inferno astral, que é um fenômeno astrológico em que a vida da pessoa parece sair dos eixos.
Para completar o desastre, Alice recebe, ao mesmo tempo, a notícia de que seu ex-namorado irá se casar e de que a empresa em que trabalha contratou um consultor para demitir metade do pessoal.
Assim, quando Tito, seu melhor amigo e guru pessoal, lhe diz que não é um bom momento para ser de Libra mas que os céus estão favoráveis para o desenvolvimento profissional ou amoroso, Alice acredita fielmente.
Mesmo assim, a astrologia não a protege de encontros desastrosos e situações constrangedoras.
Ao mesmo tempo, Alice parece se envolver cada vez mais com um homem cujo mapa astral não podia ser mais incompatível.
Uma comédia despretensiosa, “Guia Astrológico Para Corações Partidos” parece ser um bom entretenimento para aqueles que, além de gostarem de astrologia, se interessam por comédias românticas.
Link para o trailer de “Guia Astrológico Para Corações Partidos”.
Toque divino
No formato de série, Amazon Prime Video conta a história de Diego Maradona, o ícone do futebol argentino
Os 60 anos de Diego Armando Maradona foram marcados tanto por jogadas brilhantes quanto polêmicas, que foram desde conflitos com a Fifa até suspensões pelo uso de cocaína e substâncias anabolizantes.
Apesar disso, seu inegável talento o consagrou como um dos melhores jogadores argentinos de todos os tempos e sua história será retratada na nova produção original da Amazon Prime Video, “Maradona: Conquista De um Sonho”, que estreia dia 29 de outubro.
A série acompanha a trajetória do ícone argentino, que nasceu em 30 de outubro de 1960 e passou a infância em Villa Fiorito, uma favela ao sul de Buenos Aires, onde se destacava entre os demais garotos por suas habilidades com a bola.
Após ser indicado por um colega, Maradona passa a jogar pelas categorias de base do Argentina Juniors, um clube pequeno da capital.
Aos 15 anos, o jovem já jogava pelo time principal e atraia multidões para as partidas, fenômeno que chamou a atenção dos dirigentes da seleção argentina, que o convocaram para a Copa do Mundo de 1978 com apenas 17 anos.
Apesar de ser cortado da Copa no último momento, Maradona já colocava seu nome entre os melhores do futebol argentino.
Após uma passagem breve pelo Boca Juniors, com o qual se tornou campeão argentino em 1981, Diego foi vendido ao Barcelona e protagonizou a transferência mais cara do futebol até aquele momento. Seu período no time catalão foi marcado por lesões, doenças, brigas com o clube e drogas, em especial a cocaína, vício que afetaria para sempre sua vida dentro e fora dos campos.
Porém, foi no Napoli que o argentino de 24 anos se tornou um ídolo inigualável, que levou o time ao seu primeiro título continental na Copa da UEFA. Sua trajetória também ficou marcada pela vitória argentina na Copa do Mundo de 1986, em que participou de 71% dos 14 gols da seleção no torneio.
Link para o trailer de “Maradona: Conquista De um Sonho”.