Roda de conversas sobre cervejas, dança, teatro e música são opções para o fim de semana
Roda de conversa sobre cerveja e protagonismo feminino dá um toque diferente neste fim de semana, que ainda oferece opções gratuitas de dança, jazz e teatro
Sábado, depois de bater uma bola, os marmanjos acabam dando uma esticada para tomar uma, certo? Errado. Pelo menos na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), uma cervejaria de Campo Grande, pilotada por elas, promete uma história diferente para esse programa.
A Lupland Biergarten – Rua Antônio Maria Coelho, 3285, Jardim dos Estados – recebe Luiza Tolosa, da cervejaria paulista Dádiva, para um beer talk sobre a presença feminina no segmento das cervejas premium.
Ou seja, Luiza vai puxar um bate-papo, regado por umas boas geladas, sobre como é ser uma mulher que curte beber cerveja e, especialmente, trabalha no segmento dos rótulos gourmet.
A mestre cervejeira pode falar de cátedra sobre o assunto. Sócia-fundadora da Dádiva, ela acompanha a cervejaria de Várzea Paulista (SP) desde o primeiro barril produzido, no ano de 2014, até a consagração em rankings de responsa, como o portal RateBeer, que levou a marca ao lugar mais alto do pódio em duas de suas cotações.
O beer talk pretende, justamente, “colaborar para a quebra de tabus e incentivar as mulheres a se sentirem seguras para apreciar uma boa cerveja e para marcar presença, cada vez mais, dentro desse universo dos apreciadores de rótulos artesanais”.
O acesso ao evento é gratuito, mediante reserva de ingressos no portal Sympla, e envolve a degustação de rótulos.
Embora o evento não seja um “clube da Luluzinha”, o ideal é que os homens que aparecerem não disputem a cortesia com as damas, combinado?
“A ideia de fazer um evento voltado para mulheres é deixar o espaço seguro e amigável para que possamos falar abertamente, sem receios ou tabus. Esses eventos aproximam mulheres de assuntos que elas gostam, mas, às vezes, não sabem que outras também gostam. As mulheres há muitos anos já são um porcentual importante no consumo de cerveja, o problema é que, se isso não é debatido, continua havendo tabus e preconceitos”, destaca a CEO da Dádiva.
Luiza será recebida por Vanessa e Fabiane Fortti, a dupla que comanda a Lupland Biergarten.
“A Lup recebe muitas mulheres todos os dias e quer continuar abrindo espaço para discussões importantes como essa acontecerem em seu espaço”, diz Fabiane, destacando que o primeiro beer talk foi realizado em 2020 e que a Lupland mantém 90% de mulheres em seu quadro de funcionários. Mais informações: (67) 3211-6598.
JAZZ E POP ROCK
De uma cervejaria para outras, a Canalhas – Rua Dom Lustosa, 214, Seminário – recebe hoje a banda Haiwanna. Além do pop rock do grupo de Campo Grande, que começa a tocar lá pelas sete da noite, a casa oferece 20% de desconto em todos os rótulos disponíveis até as 20h. Ingressos: R$ 15. Mais informações: (67) 98187-8194.
E, como tem feito aos domingos desde o mês de janeiro, o grupo de jazz El Trio – Adriel Santos (bateria), Gabriel Basso (baixo) e Gabriel de Andrade (guitarra) – ocupa as margens da Lagoa Itatiaia, no Jardim Itatiaia, para o show em que vem mostrando as novidades de sua música após o lançamento do primeiro EP, no ano passado.
A banda chama atenção pelo domínio técnico e despojamento com que retrabalha temas clássicos do jazz e influências de outras matrizes, como o samba, o rock e a música cubana. O evento acontece ao ar livre, com apoio da prefeitura municipal, e a cerveja é fornecida pela kombi O Bar e a Banda.
O El Trio apresenta-se gratuitamente, mas incentiva a campanha “Pague o Quanto Puder”, de valorização aos artistas independentes.
Hoje, a partir das 12h, o cantor corumbaense Bortoti lança seu primeiro EP, “#EUsouMS – Sessions”, pelo canal do YouTube #EUsouMS. Além da faixa “Deixa Rolar”, do single lançado em 2021, o projeto conta com quatro músicas inéditas de compositores sul-mato-grossenses que foram registradas tanto em áudio quando em vídeo.
CINEMA E TEATRO
Nos cinemas dos shopping centers da Capital, um dos destaques é “Agente das Sombras”, que traz o astro Liam Neeson no papel de Travis Block. Atenção: não confundir com o insano Travis Bickle interpretado por Robert De Niro no clássico “Taxi Driver” (1976), de Martin Scorsese. De poucas palavras, Block é um agente que ajuda outros agentes quando os parceiros estão em apuros.
Mas acaba se metendo em uma conspiração. E, quando isso acontece, ele sabe que não deve confiar nem na própria sombra. Até aí, tudo bem. Uma velha trama de ação policial, requentada com um astro de primeiro time famoso pela densidade de suas interpretações, pode ser uma boa pedida, sim.
O problema é que nem o pedigree de Neeson tem livrado o longa-metragem do diretor Mark Williams de um naufrágio na crítica. Caberá ao público a palavra final.
Exclusivamente na sala quatro do UCI Bosque dos Ipês, duas sessões, neste sábado, 14h e 16h, transmitem a nova produção do grupo musical sul-coreano BTS, “Permission To Dance On Stage – Seoul Live”.
Na prática, será o mesmo show ao vivo que os astros globais do circuito adolescente vão realizar poucas horas antes da projeção legendada em salas de todo o mundo. Cada sessão em Campo Grande tem capacidade para 195 espectadores. Classificação indicativa: 12 anos.
Completando o programa da família, o shopping recebe o Grupo Guavira, às 15h, para a apresentação do espetáculo infantil “Dorivaldo Bonzão”. Por meio da convivência com Dona Maristelma, sua vizinha, o Bonzão do título revê práticas e valores, passando a respeitar e cuidar do meio ambiente.
Também nos cinemas, o desenho animado “Coração de Fogo” convida a criançada para uma aventura com Georgia, uma menina que sonha em se tornar uma bombeira tão destemida quanto o seu pai.
Outra peça de teatro que promete agradar toda a família é “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, que o grupo Fulano Di Tal, apresenta em seu teatro de bolso, sábado e domingo às 20h. com Douglas Moreira e Edner Gustavo no elenco.
Utilizando elementos do teatro de animação, da pantomima e da palhaçaria, os personagens Abílio e Palmiro encontram personagens marcantes da vida cultural sul-mato-grossense durante uma viagem por uma terra estranha.
Manoel de Barros, Conceição dos Bugres, Professora Glorinha (Maria da Glória Sá Rosa) e Lídia Baís estão entre as figuras evocadas. Trilha sonora original de Ewerton Goulart, entrada franca e classificação indicativa livre. Endereço: Rua Rui Barbosa, 3099, em frente à sede da Oi, entre as ruas Marechal Rondon e Maracaju.
DANÇA
No sábado, às 19h, o Grupo Ginga realiza mais uma apresentação do espetáculo “Mote” no Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453, Centro.
O espetáculo aborda a violência contra a mulher e consiste, na verdade, em uma mostra do processo de criação para a montagem de “Silêncio Branco”, com estreia prevista para o dia 26.
As coreografias estão sendo desenvolvidas pelos próprios dançarinos, em diálogo com canções populares, para marcar os 35 anos do grupo dirigido por Chico Neller. A entrada é franca. Mais informações: (67) 3317-1792.