Prefeitura vai concluir concurso da Guarda Municipal neste mês
Em nota, pasta disse que suspensão de etapa ocorreu por adequação ao curso; certame esperado para julho não possui data confirmada
A Prefeitura Municipal de Campo Grande confirmou que a sexta etapa do concurso da Guarda Civil Metropolitana(GCM), realizado em 2020, está programado para este mês, entretanto, não possui uma data oficial.
Ao Correio do Estado, a PMCG disse que “para não prejudicar a formação dos novos candidatos ao cargo de GCM, os órgãos responsáveis pelo concurso optaram por suspender a data de início do curso de formação para que a adequação às normas fossem concretizadas”.
Conforme o documento, o curso foi suspenso para que a grade fosse readequada e incluísse a disciplina de armamento e tiro no cronograma, feito que ampliou a duração do curso de 576 h/a para 760 h/a .
Sem previsão para o começo das aulas, a posse dos aprovados permanece suspensa até que a Prefeitura de Campo Grande convoque o início das aulas. O órgão disse que anunciará em breve um novo cronograma do certame, realizado em 2020.
Em meio à ameaça de greve dos agentes da Guarda Municipal de Campo Grande, a prefeitura da Capital disse anteriormente que não havia previsão para empossar os candidatos já aprovados no concurso público, além de não ter previsão sobre o aumento do número de agentes a serviço da segurança pública do município.
No último dia 29 de julho, o secretário especial de Segurança de Defesa Social, Valério Azambuja, expediu um ofício que afirmava que a convocação para o curso de formação de agentes estava temporariamente suspensa .
De acordo com a Secretaria de Gestão (Seges), cinco fases do concurso já foram realizadas, e apenas a sexta fase do certame resta ser concluída. Veja a íntegra da nota encaminhada pela prefeitura.
“A Seges informa que o concurso da Guarda foi programado em seis fases e, até o presente momento, já foram executadas cinco delas. Inicialmente, a 6ª fase foi programada com 576 h/a, seguindo a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Com a edição da Portaria n. 009 – CGCSP/DIREX/PF/DF, da Polícia Federal, em que estabeleceu um novo currículo obrigatório da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação de guardas municipais, a Sesdes verificou a necessidade de adequação de sua grade curricular para os cursos de formação da Guarda Civil Metropolitana, através da publicação da Resolução Normativa Sesdes n.111/2022, com 760 h/a.
Para não prejudicar a formação dos novos candidatos ao cargo de GCM, os órgãos responsáveis pelo concurso optaram por suspender a data de início do curso de formação para que a adequação às normas fosse concretizada.
A Seges e o Instituto Selecon estão em tratativas para a possibilidade de pactuação de um termo aditivo ao contrato que atenda e satisfaça a necessidade de ampliação da carga do curso e, também, o aumento no quantitativo de munições a ser adquirido.
Foi acordado entre os responsáveis pelo Concurso da GCM que o prosseguimento do certame se dará no mês de julho.
Em breve, será anunciado um novo cronograma do certame em questão”.
Via Correio do Estado MS