Mato Grosso do Sul forma, em média, 100 novos motoristas por dia
Em abril, foram emitidas 3.023 primeiras habilitações no Estado, número 40% maior do que em abril
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) emitiu 3.023 novas carteiras de primeira habilitação no mês de maio, o que dá uma média de 100 novos motoristas por dia.
Conforme o órgão, o número representa 40,8% novos motoristas a mais do que no mês de abril, quando foram emitidas 2.146 primeiras CNHs.
Experiências
A estudante Yasmin da Silva Pinto, 22 anos, é uma das novas motoristas habilitadas no Estado.
Segundo ela, o processo foi demorado devido a rotina de aulas e estágio, além de ter contraído Covid na fase das aulas práticas, o que atrasou ainda mais o processo.
Recém habilitada, Yasmin conta que ainda sente insegurança de dirigir no trânsito de Campo Grande.
“Sempre peço para alguém ficar ao meu lado. No trânsito, a gente está lidando com vidas, da gente e dos outros, uma grande responsabilidade. Não podemos esquecer que as consequências de uma infração podem ser irreversíveis”, disse.
A estudante também ressaltou que muitos motoristas não tem paciência com os recém habilitados, o que faz aumentar o medo.
Linda Emmanuely Garcia Cardoso, 19 anos, também tirou a habilitação recentemente e sofre com a insegurança.
“Ainda não tive oportunidade de dirigir depois de ter tirado a habilitação, mais por medo de pegar o carro de alguém mesmo, mas sei que vai passar”, destacou.
Emissões recorde de CNH
Além disso, o mês de maio também bateu o recorde do ano na emissão dos documentos de habilitação, contabilizando as renovações e mudanças de categorias.
Foram expedidos 25.256 documentos, 74,2% a mais do que o primeiro mês do ano.
De acordo com a diretora de Habilitação do Detran/MS, Lina Issa Zeinab, o aumento dos números se deve ao acúmulo do período de renovação.
Devido à pandemia, as CNHs vencidas em 2021 tiveram o período de renovoção prorrogado até o mesmo mês de 2022. Ou seja, habilitação vencida em junho de 2021 pode ser renovada até junho de 2022 e assim sucessivamente.
Dessa forma, além da demanda normal de vencimento do mês referente ao ano corrente, há a demanda que precisa renovar dos condutores vencidos no ano passado.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima.
A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47.
Para quem renovou ou tirou a CNH em junho, o documento já vem no novo modelo, que foi lançado no dia 1º deste mês.
Via Correio do Estado MS