Governo do Estado prorroga prazo de vacinação contra a febre aftosa na região do Planalto
De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o prazo final para o produtor comunicar a vacinação no sistema também será ampliado
A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul foi prorrogada. O anúncio – referente à etapa de novembro 2022 na região do Planalto – foi anunciado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), com publicação no Diário Oficial do Estado.
O prazo final para o produtor comunicar a vacinação no sistema da Iagro também será ampliado, ficando estendido até o dia 31 de dezembro para o Planalto. A nova data limite para vacinação é até 15 de dezembro. Já a nova data limite para registro é de 31 de dezembro.
A etapa do Pantanal não foi alterada, ou seja, todo o rebanho será vacinado até dia 15 de dezembro, com o registro tendo que ser feito até 31 de dezembro.
A previsão da Iagro é de que sejam imunizadas 15,5 milhões de cabeças entre animais do Planalto e Pantanal, se considerados os nascimentos registrados na etapa.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou que o empenho e comprometimento dos produtores rurais em manter nosso estado livre da febre aftosa. Ele observou que o índice de vacinação contra a febre aftosa alcançou a marca de 99,73% de animais imunizados para a etapa de maio. No total, foram vacinados 11.722.450 animais, entre bovinos e bubalinos.
O Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de e aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”.
Via Correio do Estado MS