Em MS, micro e pequenas empresas sustentam saldos de empregos no mês de novembro
De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae este mês, tendo por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as micro e pequenas empresas (MPE) sustentaram o saldo de empregos formais no mês de novembro de 2022
Em Mato Grosso do Sul, entre demissões e contratações, o resultado foi de 1.758 vagas. No mesmo período, os pequenos negócios apresentaram saldo de 1.863 postos formais.
O resultado de empregos no mês de novembro no estado considera ainda 61 vagas nas médias e grandes empresas (MGE) e, na administração pública, nove postos. Segundo o estudo, para os 1.758 empregos totais em MS, considera-se o saldo negativo de 175 postos de pessoas físicas (CPFs) que empregam outras pessoas.
Na visão do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o destaque novamente pertence às micro e pequenas empresas. “O pequeno negócio é geralmente o grande gerador de empregos, sendo o responsável pelo primeiro emprego, em muitas vezes. É importante ressaltar a importância do pequeno negócio também na inclusão das pessoas pelo trabalho, gerando assim mais massa de consumo, ou seja, pessoas com capacidade de comprar, estabelecendo um ciclo dentro da economia”, disse.
Ainda no mês de novembro, o setor de Comércio das Micro e Pequenas Empresas foi o grande gerador de empregos em Mato Grosso do Sul, com saldo de 841 postos. O setor de Serviços, principal responsável pela geração de emprego ao longo do ano, ficou em segundo lugar com saldo de 430 vagas, seguido por Construção (355), Extrativa Mineral (177) e Indústria da Transformação (83).
O saldo acumulado de janeiro a novembro de 2022 foi de 46.906 postos de trabalho em MS. Deste total, os pequenos negócios foram responsáveis por 36.011 empregos. No mesmo período, o resultado nas médias e grandes empresas foi de 8.582 oportunidades e na administração pública, 335.
O estudo completo contém ainda dados em nível nacional, e pode ser conferido no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Via Enfoque MS