Voz do MS

Tecnologia

Campo-grandenses terão acesso à internet em praças e parques

Redação

[Via Correio do Estado]

Iniciativa apresentada pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação (Agetec) e aprovada pela Prefeitura de Campo Grande, disponibilizará a partir de outubro, acesso à internet gratuita para população, em praças e parques da capital de Mato Grosso do Sul.

O projeto da Agetec foi elaborado em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), os quais divulgaram na última sexta-feira (31), um edital de chamamento para pessoas jurídicas interessadas em participar do chamamento público.

Segundo informações da assessoria de imprensa, para análise das propostas serão avaliados critérios de viabilidade técnica e econômica, clareza e coerência da proposta, ineditismo e grau de inovação, impacto urbanístico e uso de espaços públicos.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A ideia é que o projeto tenha a capacidade de captar energia solar para recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares, e servirá como um replicador de internet wi-fi no local em que estiver instalada.

Cidades como Paris, Bruxelas, Hong Kong e Lisboa já tem as suas árvores tecnológicas. No Brasil a iniciativa já vem sendo discutida e implantada em alguns municípios, principalmente nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

“Buscando ideias que envolvam tecnologia sustentável com disponibilização de energia limpa, decidimos lançar esse desafio para trazer ao nosso município projetos inovadores”, disse o Diretor-Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Mais do que uma iniciativa tecnológica para aumentar a capacidade de oferta gratuita de  internet, o projeto visa a sustentabilidade ambiental ao utilizar a energia solar como sua fonte  de energia.

A previsão de início de abertura de propostas para o chamamento público será no mês de setembro e a avaliação ocorrerá logo em seguida, conforme sejam encaminhados projetos.

Segundo as Pastas envolvidas, se apresentados projetos inovadores que atendam os requisitos propostos no edital, a previsão de instalação da primeira “árvore” será em outubro desse ano, em locais que serão definidos conforme as características dos modelos apresentados.

Comentários

Últimas notícias