Voz do MS

Brasil

Brasil propõe aliança global contra fome e pobreza na ONU

jornalismo@vozdoms.com.br

Governo brasileiro apresenta iniciativa no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável em Nova York, buscando apoio internacional para enfrentar desafios sociais e econômicos globais.

Representantes do governo brasileiro estiveram esta semana no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede das Nações Unidas em Nova York (EUA), onde apresentaram uma proposta ambiciosa: a criação de uma aliança global para combater a fome e a pobreza

A iniciativa visa reunir conhecimento, recursos financeiros e parcerias em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, que buscam guiar ações globais até 2030.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma das principais contribuições do Brasil como membro do G20, grupo composto pelas maiores economias mundiais.

Durante um evento paralelo focado na implementação de políticas nos países, o ministro Wellington Dias destacou iniciativas planejadas, como a promoção da segurança alimentar, aumento de renda e enfrentamento das desigualdades.

Em suas palavras, o ministro ressaltou a urgência do momento, citando crises climáticas, ambientais, econômicas e conflitos que têm exacerbado a fome, a insegurança alimentar e a pobreza.

Ele enfatizou a necessidade de ações coordenadas e multifacetadas para enfrentar esses desafios complexos, evitando a criação de novos fóruns internacionais e focando na mobilização eficiente de recursos financeiros e conhecimento onde são mais necessários.

Dias explicou que a estrutura da aliança será delineada por uma força-tarefa do G20, que já está trabalhando na formulação de políticas públicas baseadas em décadas de experiência com programas de transferência de renda, proteção social e alimentação escolar, provenientes de diversos países e organizações internacionais.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias