Voz do MS

Moda e Beleza

Assinatura da beleza: tendência que fideliza clientes chega às barbearias de Campo Grande

Redação

A ‘assinatura da beleza’ com corte de cabelo e barba é tendência nas barbearias de Campo Grande, que alegam benefícios desde adoção do novo formato.

Numa sociedade onde cada vez mais se preza pela facilidade de consumo, as assinaturas são verdadeiras ‘moedas de ouro’. Existem as assinaturas de TV a Cabo, de academias, de jornais, revistas, livros e, claro, os streamings de música e filmes. Assim, basta informar o número do cartão para ter o serviço disponível a qualquer dia ou horário da sua preferência. No entanto, uma nova tendência começa a despontar no mercado e já se faz presente em Campo Grande: a assinatura da beleza. Cada vez mais barbearias adotam clubes de assinaturas para corte de cabelo e barba em homens. Dessa forma, o modelo promete evitar sazonalidade, fidelizar clientes e ser economicamente mais vantajoso.

Como funciona? A assinatura da beleza é um nome carinhosamente adotado pela equipe de reportagem. Nada mais é do que a compra de um plano dentro de uma barbearia. Na prática, significa que você pode pagar um valor específico e ter direito a vários serviços ao longo do mês sem precisar pagar pelos procedimentos separadamente.

Tendo em vista que Campo Grande tem 2.500 barbearias, enquanto Mato Grosso do Sul possui 4.470, a modalidade é vista como boa oportunidade para vendas.

Previsibilidade e fidelização de clientes

Segundo Lucimar Roza, presidente do Sindiprocab-MS (Sindicato dos Proprietários e Profissionais da área da Beleza e Similares de Mato Grosso do Sul), a nova modalidade de serviço por assinatura – pacote ou plano com pagamento periódico, geralmente a cada mês – ajuda a fidelizar o cliente oferecendo a ele vantagem para continuar frequentando o estabelecimento.

“A diferença é que o cliente não paga por um único corte de cabelo ou outros serviços. Ele paga pelo direito de cortar o cabelo e fazer os outros procedimento quando lhe convir toda semana, quinzenal ou mensal”.

Além de oferecer benefícios aos clientes, especialmente àqueles mais valiosos que vão à barbearia toda semana, o modelo também traz vantagens aos empresários.

“Além de fidelizar o público e melhorar as vendas, a assinatura garante também a previsibilidade de receita por cobrar um valor fixo. É possível saber o quanto de receita você [empresário] terá garantido a cada mês […] já que você não deixaria de oferecer serviços isolados. Essa noção já é suficiente para organizar melhor o seu fluxo de caixa”, informa Lucimar.

40% das barbearias oferecem ‘assinatura da beleza’

Ainda segundo o Sindiprocab-MS, a modalidade chegou a Capital entre 2014 e 2015. Dessa forma, cerca de 40% das barbearias da cidade trabalham com os planos. Douglas Rodrigues de Carvalho é empresário do setor. Com a Barbearia Zona Sul, localizada na Spipe Calarge, o rapaz implementou o serviço de assinaturas no início de 2022.

Por lá, os pacotes são encontrados a partir de R$ 89 e o valor pode incluir corte de barba, cabelo ou o combo de forma ilimitada, sem precisar marcar horário.

“A cada dia que passa a assinatura vem se tornado mais comum, se antes víamos só em Netflix e Spotify, hoje aqui mesmo em Campo Grande já tem em lava-jato, academia, loja de roupa, salão de beleza, manicure, lavanderia entre outros. Hoje mais de 60% dos meus atendimentos já são de membros do club, nossa ideia é deixar você impecável sempre”, pontua Douglas ao Jornal Midiamax.

Cadeiras sempre cheias

Outra barbearia que adota a ‘assinatura da beleza’ é a La Mafia Barbearia, rede franquiada que está em Campo Grande. Segundo Thiago Vital, dono do espaço, o pacote surgiu como uma facilidade na hora de realizar os serviços de corte e barba. O local conta com três modalidades de assinaturas, que variam de R$ 149,90 a R$ 259,90, além de descontos em produtos para quem é assinante.

Para o empreendedor, adotar o formato melhorou o faturamento da empresa porque o cliente passa a frequentar mais a barbearia e, consequentemente, aumenta sua lucratividade.

“O ramo da beleza passa por constante evolução, ainda mais para o mercado masculino, que é recente. As assinaturas tornam para o cliente um atrativo econômico, cômodo e prático. Outros exemplos de tendência: o agendamento por aplicativo”, comenta o empresário.

Vale ressaltar ainda que muitas pessoas ainda desconhecem esse modelo de assinatura e acabam ainda optando pelos serviços avulsos. Na barbearia de Thiago, porém, houve crescimento do público.

“Nos últimos 6 meses tivemos um aumento de 30% nas adesões de assinaturas, o que configura que o cenário está com uma recuperação, mesmo que lenta”, afirma.

É realmente mais econômico?

Segundo o sindicato, a variação média do plano por assinatura em barbearias é de R$ 90 a R$ 1000. O Jean Medina, por exemplo, tem o costume de fazer barba pelo menos uma vez na semana. Então, o plano de assinatura surgiu como uma opção mais prática e econômica na sua rotina.

“Eu gastava um valor por semana. Pra mim compensou pagar a assinatura da barba para poder ir toda semana em qualquer horário. De repente em um dia você está sem grana, mas pode ir porque já pagou a mensalidade”, ressalta.

Além das barbearias, a modalidade de assinatura já começa a ser percebida em outros empreendimentos de beleza, como salões voltados ao público feminino. “É uma tendência de mercado onde o cliente vai buscar custo e benefício agregando esses valores com qualidade. Ganha o estabelecimento, o profissional e o cliente”, conclui o sindicato da categoria.

Via Midiamax

Comentários

Últimas notícias