Voz do MS

Oportunidade

Aplicativo de trabalho disponibiliza vagas de todo o Brasil para o estado

jornalismo@vozdoms.com.br

O aplicativo pioneiro no país tem investimento de R$ 5 milhões ao ano, e está sendo usado por outros estados do país

A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) tem realizado um feirão de 1.749 vagas no aplicativo MS Contrata+. A plataforma é pioneira no país, e visa agilizar a contratação de pessoas capacitadas e dinamizar o trabalho de quem procura emprego.

Agora, o cidadão não precisa ir até a Funtrab para pegar a carta de encaminhamento, ir até o empregador e depois voltar para a fundação para concorrer a vaga. Segundo o diretor executivo da Funtrab João Benites, as vagas que a equipe de captação de trabalho abrir, estarão no Sistema SINE e no aplicativo.

O atendimento continua disponível na sede da Funtrab, para aquelas pessoas que tiverem dificuldades com tecnologias. Segundo o diretor presidente da fundação Marcos Derzi, o formato presencial seguirá pelos próximos dois anos no mínimo.

O novo sistema tem, além de oferta de vagas de empregos no estado e em todo o país, opções de cursos de capacitação e marketplace, uma das maiores vitrines do estado para oferta de produtos, de forma gratuita. Os microempresários e empresário interessados, podem baixar o aplicativo e divulgar seus produtos na plataforma.

O aplicativo também mostra as demandas de trabalho, e as pessoas interessadas em cursos, e com isso aumenta a taxa de assertividade. “Em 2014, a gente encaminhou cerca de 100 mil pessoas para o mercado de trabalho, veio aqui na fundação, pegou a cartinha de encaminhamento, a Funtrab conseguiu uma taxa de 15 mil pessoas contratadas. Na pandemia, a gente encaminhou 70 mil pessoas, a gente conseguiu uma taxa de 17 mil pessoas colocadas no mercado de trabalho”, explica João Benites.

O investimento para os cursos de qualificação, que estão sendo baseados nas informações do aplicativo, fica em torno de R$ 10 milhões, recursos do estado e do Governo Federal. Nesse ano, cerca de mil pessoas já foram capacitadas usando a nova plataforma.

O atendimento também está sendo estudado para migrar para a forma on-line. “Para as pessoas que não precisam, que já usam o aplicativo e que tem um celular com uma câmera, a gente pode muito bem fazer um atendimento on-line, para não precisar vir aqui”, diz Benites.

No estado, juntamente com Campo Grande, outros 32 municípios estão utilizando o aplicativo. Além desses, outras quatro cidades estão em processo de adesão.

A nova alternativa diminuiu em 70% a rotatividade de pessoas na fundação, e agora os funcionários foram realocados para outras funções, como captação e qualificação.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias