Acesso à telefonia móvel chega a 90% da população brasileira, diz Anatel
Número expressivo marca as celebrações pelo Dia das Telecomunicações
Nove em cada dez brasileiros já têm acesso à telefonia móvel, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número expressivo marca as celebrações pelo Dia das Telecomunicações, comemorado nesta sexta-feira (5) no Brasil, e reforça a importância da conectividade para o desenvolvimento do país.
A data destaca o papel do Ministério das Comunicações na ampliação do acesso e na melhoria dos serviços de telecomunicação. Entre os principais avanços está a expansão da internet banda larga de qualidade, que tem incluído digitalmente milhões de brasileiros em todo o território nacional.
“O Brasil tem potencial para crescer ainda mais na área das telecomunicações. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas ainda há brasileiros com comunicação precária. Neste dia tão especial, precisamos lembrar dos desafios que ainda precisam ser superados para que, no futuro, possamos comemorar o acesso de todos os brasileiros a uma internet de qualidade”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
De acordo com o levantamento da Anatel, a maioria dos usuários com acesso à telefonia móvel está concentrada em capitais e regiões metropolitanas. Atualmente, 4.363 municípios brasileiros já contam com infraestrutura de fibra óptica, o que garante mais velocidade, estabilidade e eficiência energética na conexão.
O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, também ressaltou a importância da data e os desafios enfrentados pelo setor. Segundo ele, a grande extensão territorial e as áreas de difícil acesso representam obstáculos constantes para os prestadores de serviço.
“Temos que comemorar, mas conscientes de que ainda existe um percentual de domicílios brasileiros que precisam de acesso. Trabalhamos todos os dias para ampliar a comunicação a todas as pessoas, sem deixar nenhum brasileiro para trás. Esse é o nosso desafio”, destacou Tercius. Ele também apontou que o avanço da conectividade deve vir acompanhado de investimentos em letramento digital, para que os cidadãos possam usufruir plenamente das tecnologias disponíveis.
Um dos marcos recentes do setor é a chegada da tecnologia 5G a 1.300 municípios brasileiros. A expansão faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a implantação da rede em todos os 5,5 mil municípios do país. O plano também contempla a ampliação do 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais.
A data
No Brasil, o Dia das Telecomunicações é celebrado em 5 de abril, enquanto o marco internacional ocorre em 17 de maio. A comemoração é uma oportunidade para reforçar o papel estratégico das telecomunicações na promoção da inclusão digital, da educação e do acesso à informação de forma democrática.
Além de infraestrutura, o setor também enfrenta o desafio de garantir o acesso a dispositivos eletrônicos e a capacitação digital da população. Para especialistas, promover conectividade é, também, investir em cidadania.
Via Enfoque MS