TRE-MS retoma emissão e transferências de títulos a partir desta terça
Funcionamento estava impossibilitado em razão das eleições gerais
A Justiça Eleitoral retomará as operações de alistamento, revisão e transferência de domicílio eleitoral a partir desta terça-feira (8). O processo, interrompido em razão das eleições gerais do último dia 30, contará com a regularização de títulos eleitorais cancelados.
Cabe salientar que todos os serviços poderão ser solicitados pelo Atendimento Virtual, portanto, sem necessidade de deslocamento até o cartório eleitoral. Os eleitores que tiverem alguma necessidade de atendimento presencial poderão procurar os cartórios eleitorais entre segunda e sexta-feira.
Alistamento, revisão e transferência eleitoral
Àqueles que solicitaram alistamento, revisão e/ou transferência, basta preencher o formulário do Título Net, e em posse de dados pessoais, anexar imagens dos seguintes documentos:
- Frente e verso do documento oficial de identificação
- Comprovante de residência
- Comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos), bem como uma fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação.
Números
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), mais de 2,6 mil eleitores de outros estados votaram no Estado no pleito eleitoral deste ano.
Ao todo, entre eleitores locais e de outros estados, mais de 3,9 mil eleitores votarão longe de seus domicílios eleitorais neste ano.
O pedido de tranferência eleitoral permitiu que o eleitor transfirisse temporariamente seu título e votasse longe de seu domicílio eleitoral em 2022, e segundo o TRE-MS, 3.963 eleitores votarão longe de seus domicílios eleitorais neste ano.
Transferências locais
Entre os mais de 1,2 mil eleitores que já exerciam o voto em Mato Grosso do Sul, mas que por alguma razão estariam longe de seus domicílios eleitorais neste ano, 408 votaram em Dourados e 886 em Campo Grande.
No recorte de gênero das regiões, o novo eleitorado de Dourados teve 208 mulheres e 200 homens. Em Campo Grande foram 450 homens e 436 mulheres. Cabe ressaltar que os municípios eram o único que permitia atualização, válida apenas para municípios com pelo menos 100 mil pessoas.
Próximo pleito acontece em 2024, período de eleições municipais (vereadores e prefeitos).
Serviço
Estão disponíveis on-line consulta à situação eleitoral, impressão do título de eleitor, justificativa de ausência às urnas, emissão de certidões eleitorais e de guia para pagamento de multas.
Via Correio do Estado MS