Jovens de 18 a 25 anos podem participar de pesquisa sobre HPV na UFMS
Durante a semana, também serão realizados testes gratuitos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis
A partir de hoje, jovens de 16 a 25 anos podem participar de um estudo que tem como objetivo avaliar o impacto da vacinação como contra o papilomavírus humano (HPV), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Os serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde
Além disso, pessoas de diferentes idades também poderão fazer o teste rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Com relação ao estudo, serão realizadas coletas de amostras biológicas para rastreamento de HPV em jovens de ambos os sexos.
Para o exame, os jovens devem fazer o pré-agendamento pelo telefone da Clínica Escola Integrada, no número (67) 3345-7968.
A ação ocorrerá das 8h às 16h.
Segundo a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e professora do curso de Enfermagem, Luciana Contrera, a iniciativa faz parte do projeto POP Brasil, do Ministério da Saúde, e ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
O estudo é realizado em todo o país e também tem como foco a conscientização sobre a doença.
“O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres e 99% dos casos estão ligados à infecção genital por HPV”, afirma Luciana.
Segundo a professora, o projeto é coordenado pelo Hospital Moinho dos Ventos, do Rio Grande do Sul.
A instituição define uma meta para cada região brasileira e a expectativa é realizar uma coleta significativa em Campo Grande.
Teste rápido
Com relação às ISTs, serão realizados testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis e Hepatites B e C.
A testagem não necessita de agendamento e será oferecida sob demanda espontânea na Clínica, das 13h às 16h.