Crise do ácido sulfúrico? Veja como falta da substância pode afetar o mundo
O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais utilizadas pela indústria
Ele participa da produção de alimentos, e até da fabricação do celular ou computador que você está usando agora.
Mas de acordo com o estudo publicado no The Geographical Journal da Royal Geographical Society, poderá haver escassez desse componente crucial nos próximos anos, ameaçando o avanço da tecnologia e interferindo na alimentação.
Na agricultura, o ácido sulfúrico é utilizado para a fabricação de fertilizantes fosfatados. Já na tecnologia, ele é utilizado em sua forma mais pura, para limpeza de componentes, como semicondutores, e na indústria química é utilizado na fabricação de detergentes.
Atualmente, a maior fonte de enxofre, componente básico para obtenção do ácido sulfúrico, é oriunda do processo de dessulfurizarão do petróleo e do gás, correspondendo a 80% da produção do composto.
No entanto, graças ao avanço dos combustíveis sustentáveis e da chamada tecnologia verde, haverá um decaimento no refino de petróleo, e consequentemente, queda na produção de enxofre e ácido sulfúrico.
De acordo com as estimativas, toda a cadeia de produção, desde detergentes, baterias, tecnologia, e até agricultura podem ser afetadas, se alternativas ao uso do ácido sulfúrico não forem pensadas.
Uma das alternativas apontadas, seria o aumento da mineração de enxofre, no entanto, os pesquisadores estimam que os impactos ambientais seriam muito grandes, causando mais efeitos negativos do que positivos.
Para os cientistas é necessário pensar agora sobre alternativas ao uso do ácido sulfúrico, assim como pensar em alternativas para mineração de forma mais segura e menos poluente.
Via Tecmundo