Escolas estaduais substituem agentes patrimoniais por câmeras de monitoramento
Das 345 escolas, 140 estão com videomonitoramento instalado e em fase de implantação
Com a presença de diversos diretores de escolas estaduais e autoridades de Educação do Estado, o governo de MS inaugurou, na manhã desta segunda-feira (22), o Centro de Operações de Segurança Integrado (Cosi). O espaço será utilizado para o monitoramento das escolas estaduais de todo Estado.
De acordo com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), todas as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE-MS) serão contempladas com a sistematização da segurança, que será operada pela empresa norte-americana INN, que firmou uma parceria público-privada (PPP) com o governo de MS.
O objetivo é promover a vigilância e segurança das instituições de ensino sete dias por semana e 24 horas por dia. O sistema conta com uma ligação direta entre as escolas e o Cosi, que tem o poder de deslocar efetivo em qualquer ocorrência como roubos, furtos, brigas e qualquer outra perturbação da tranquilidade escolar.
Ao todo, 345 escolas estaduais serão contempladas com o sistema de vigilância em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Agentes patrimoniais eram responsáveis em manter a vigilância da área, mas, com a implantação da central de monitoramento, os servidores públicos serão remanejados para outros órgãos do governo.
Os municípios em fase de implantação são Dourados, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Maracaju e Três Lagoas.
Campo Grande é o único município de Mato Grosso do Sul em que o sistema de segurança já está em operação em todas as 77 escolas estaduais.
Para manter todo o sistema, o governo estadual está investindo R$ 1,2 milhão por mês em mão de obra especializada e toda a tecnologia que esse tipo de controle necessita. A implantação do sistema de segurança gerou, até o momento, 200 empregos e a expectativa é que chegue a mil contratações.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Motta, as escolas ficarão mais seguras com o sistema COSI..
“Com isso teremos uma escola segura e monitorada e teremos mais tempo de cuidar da educação das nossas crianças. São 200 mil estudantes e tenhamos uma só preocupação: que toda criança esteja matriculada, não evada e avance”, disse.
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, afirmou que essa sistematização faz parte do plano de governo para modernizar o estado de analógico para digital.
“Somos considerados um dos maiores estados que presta serviços digitais para a população, que chega para a educação. Nós estamos falando de cuidado do patrimônio público. Estamos no início de uma ferramenta de infovia nas 79 cidades É o início de um monitoramento em 140 escolas”, reiterou.
A REE possui aproximadamente 205 mil alunos, 345 escolas em todos os 79 municípios do Estado, 16 mil docentes e 5 mil técnicos administrativos.
Via Correio do Estado MS