Voz do MS

MS

IBGE: MS atinge 4º melhor desempenho no índice de serviços em abril; Turismo puxa alta

jornalismo@vozdoms.com.br

No país, os serviços apresentaram altas 9,5% no acumulado do ano e de 12,8% nos últimos 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Serviços divulgada ontem (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que o setor de serviços em Mato Grosso do Sul cresceu de março para abril 2,6%, deixando o estado com o 4º melhor índice no ranking brasileiro. A alta é puxada pela retomada no setor de turismo que acumulou alta de 51,3% nas atividades turísticas.

De acordo com o órgão, no primeiro quadrimestre o volume de serviços teve alta de 7,9%. Se comparado a abril de 2021, o volume de serviços avançou 7,2%. Nos últimos 12 meses, o acumulado atingiu índice 10,6%.

Com índice de crescimento de 2,6% no volume de serviços, Mato Grosso do Sul ficou atrás do Rio Grande do Norte com 7,9%, Amapá que cresceu 4,6% e Espírito Santo que atingiu 3,6%. O Ceará subiu 2,4% e ficou em 5º colocado.

Tiveram índices negativos: São Paulo com -0,5%, Minas Gerais queda -2,8%, Distrito Federal -8,2% e Rio Grande do Sul -2,8%.

Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços, e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Regiane Dedé de Oliveira, “a liberação de locais voltados a eventos contribuem para aumento das atividades de serviços incluindo o turismo”.

Ela explica que “devido a vocação do estado a empregabilidade do setor de serviços não é ruim”, mas “podia estar melhor”.

“Mesmo com a redução da intenção de consumo e a queda no endividamento, as pessoas ainda tem poder de compra menor”, justifica a economista, destacando que o perfil do estado foi ampliado, e, teve notável melhora com a retomada dos serviços, se comparado com anos anteriores prejudicados pela pandemia.

Turismo

O IBGE apontou crescimento de 51,3% no ano no que se refere ao índice de atividades turísticas. No mês de abril, a alta foi de 2,5%.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo, Bruno Wendling, informou que é notável o desenvolvimento do setor de serviços no estado.

A pandemia de 2020 e 2021 fechou as portas de muitos prestadores de serviços que deixaram de receber os turistas, mas já na endemia, o setor voltou a se recuperar.

“As atividades voltadas ao setor de serviços foram acompanhadas pelo turismo que após a pandemia tem sido retomado e teve crescimento em todo Mato Grosso do Sul”, destacou Bruno Wendling.

No estado, segundo Wendling “o turismo teve crescimento em Bonito, Bodoquena. Sem contar a retomada da pesca esportiva no Pantanal”, que tiveram destaque em nível nacional.

Transporte de cargas

O transporte de cargas apresentou decréscimo de 0,1% em abril de 2022. De outubro de 2021 a março de 2022, tinha sofrido alta de 11,1%.

Se comparado ao período de fevereiro de 2020, o transporte de cargas está operando em crescimento de 23,1%.

Nacional

No Brasil, o volume de serviços teve um crescimento de 0,2% de março para abril deste ano.

A alta referente aos meses de março para abril foi alavancada por duas atividades: informação e comunicação com 0,7% de crescimento e serviços prestados às famílias que subiu 1,9%.

Outras três atividades sofreram como o de transportes com -1,7%, profissionais, administrativos e complementares diminuiu para -0,6% e outros serviços apresentaram -1,6%.

Já, a receita nominal dos serviços cresceu 0,9% de março para abril de 2022. Se comparado com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 16,5%. O acumulado do ano teve elevação de 15,7%. Já o índice calculado dos últimos 12 meses totalizou alta de 17,8% no acumulado de 12 meses.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias