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Importada do México, Ford Maverick desembarca no Brasil em versão única, a Lariat FX4

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Maverick quer ser uma opção de quem acha as picapes médias grandes demais

A Ford Maverick desembarca no Brasil, importada do México. Construída sobre a mesma plataforma C2 do utilitário esportivo Bronco Sport, também importado do México, a nova picape tem 5,07 metros de comprimento, 2,13 metros de largura, 2,73 metros de altura e 3,07 metros de entre-eixos – ou seja, é 28 centímetros mais curta, 15 centímetros mais baixa, dois centímetros mais estreita e tem 15 centímetros a menos de entre-eixos que a Ranger, a picape média da Ford com chassi sobre longarinas, trazida da Argentina.

Lançada no Brasil em uma única versão – a Lariat FX4, de perfil off-road –, a Maverick pretende oferecer a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de um sedã premium e o conforto de um SUV. Se parece “mignon” em relação à Ranger e às outras picapes médias, a Maverick tem dimensões estrategicamente mais encorpadas em relação às da Toro.

A picape intermediária (posicionada entre as compactas e as médias) em monobloco da Fiat busca o mesmo público cobiçado pela Maverick e vende muito bem – média de 5.909 emplacamentos mensais em 2021, que lhe renderam o posto de sétimo automóvel mais vendido do Brasil.

O design da Maverick segue a tendência musculosa da atual linha global de picapes da Ford. Inspirados na F-150, os faróis em leds da Maverick têm formato de “C”. São unidos por uma barra dupla horizontal que atravessa a ampla grade e sustenta o tradicional logo oval azul centralizado. Ganchos frontais para reboque ladeiam a entrada inferior de ar, abaixo da placa de identificação. No perfil, destacam-se a silhueta quadrática e a altura reduzida.

As rodas de liga leve de 17 polegadas são na cor preta. Atrás, as lanternas são trapezoidais e o nicho da placa é deslocado para direita, para abrir lugar centralizado para a pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote – a picape pode puxar até 499 quilos.

A inscrição “Maverick” aparece em baixo relevo, na tampa da caçamba. Com capacidade de carga de 617 quilos e 943 litros, a caçamba adota um conceito chamado “flexbed”, que reforça a versatilidade para transportar diferentes tipos de bagagens. O inusitado abridor de garrafas que chamou a atenção no porta-malas do Bronco Sport aparece reeditado na tampa traseira da Maverick.

O “powertrain” é formado por motor 2.0 EcoBoost a gasolina, tração integral AWD e transmissão automática de 8 velocidades com seletor de marchas rotativo (E-Shifter), o mesmo conjunto adotado no Bronco Sport. Mas, por ajustes na calibração na Maverick, entrega 253 cavalos, 13 a mais do que os 240 do SUV.

A picape conta com sistema Auto Start/Stop – que desativa o motor nas paradas para poupar combustível – e oferece cinco modos de condução selecionáveis. Segundo a Ford, a Maverick acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e sua velocidade máxima é de 175 km/h. Ainda de acordo com a fabricante, o consumo fica em 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

A segurança da Maverick é reforçada por cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente, ganchos Isofix, três alças de segurança dianteira e traseiras, monitoramento de pressão dos pneus e alarme perimétrico com imobilizador, além de sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista).

Mais raras no segmento de picapes são as tecnologias de segurança como o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, o alerta de colisão frontal, o sistema de assistência de frenagem e o freio automático após impacto.

A lista de acessórios inclui capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, sensor de estacionamento, assistente de descida da tampa da caçamba, suporte para bicicleta, extensor/divisor e caixas organizadoras para a caçamba, estribos, entrada de ar do capô e aerofólios da cabine e da porta traseira.

A Maverick oferece dez opções de cores, incluindo alguns tons vivos bastante raros em picapes: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.

Se em termos de dimensões, equipamentos e motorização a Maverick mostra vantagens competitivas em relação à Toro, o preço anunciado pela Ford para a nova picape – R$ 239.990 (base Brasília), sem opcionais – deixa claro que a intenção da marca norte-americana é posicionar o novo modelo em um patamar mais próximo aos valores praticados nas picapes médias.

Enquanto a picape intermediária da Fiat é oferecida por valores que vão de R$ 137.990 da mais básica Endurance aos R$ 207.390 da “top” Ultra, o preço da Maverick fica bem mais próximo dos R$ 246.190 pedidos pela Ranger Storm 3.2 Diesel 4×4 AT 2022, movida por um motor turbodiesel CDTI 3,2 litros de cinco cilindros que entrega 200 cavalos e 47,9 kgfm.

Ou seja, a proposta da Maverick não é criar um novo patamar de preços na linha de picapes da Ford, mas sim oferecer uma opção para quem busca uma picape menor e mais ágil no uso urbano em comparação às médias – porém, com dirigibilidade e recursos off-road similares aos dos SUVs 4×4.

Ficha técnica

Ford Maverick Lariat FX4 2022

Motor: 2.0 turbo EcoBoost a gasolina

Potência: 253 cavalos

Torque: 38,7 kgfm

Transmissão: automática de 8 velocidades

Tração: integral AWD

Suspensão: dianteira independente Twin-I-Beam e traseira multilink. Controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático em descida e assistente de partida em rampa

Direção: elétrica

Freios: disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e auto hold

Rodas e pneus: liga leve de 17 polegadas com pneus 225/65 R17 All Terrain e estepe full-size

Dimensões: 5,07 metros de comprimento, 2,13 metros de largura (incluindo os espelhos), 1,73 metro de altura e 3,07 metros de distância de entre-eixos

Vão livre do solo: 21,8 centímetros

Capacidade de imersão: 450 centímetros

Peso bruto total: 2.361 kg

Capacidade de carga: 617 kg ou 943 litros

Tanque de combustível: 67 litros

Preço: R$ 239.990 (base Brasília)

Via Correio do Estado MS

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