7 dicas para manter seus dados seguros durante o Carnaval
O Carnaval, infelizmente também é um período com os mais altos índices de furtos de aparelhos celulares e roubo de informações. O motivo são muitos, desde as aglomerações de bloco como a distração de foliões com relação a inserção de senhas e conexão em redes públicas.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados obtidos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, somente no período do Carnaval 2023, o território paulista teve 15.966 em roubos e 14.687 furtos, totalizando 30.653 crimes. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 8,97% e 19,67% respectivamente.
Mas fique tranquilo, pois mesmo com altos índices, ainda é possível curtir a folia em segurança. Para isso, trouxemos uma lista com sete dicas para manter seus dados seguros. Confira!
1. Cuidado com redes Wi-Fi de graça
Muita gente gosta de compartilhar os momentos da folia com seus seguidores nas redes sociais ou enviar fotos e vídeos para outras pessoas através dos mensageiros instantâneos. E para evitar o alto consumo do pacote de dados, esses foliões acabam optando por se conectarem em redes Wi-Fi de graça.
O que muitos não sabem é que algumas delas podem ser um caminho perfeito para cibercriminosos suas informações do smartphone, que aproveitam a brecha para monitorar, capturar ou infectar qualquer tipo de dispositivo que também se conecte a essa rede.
Sendo assim, evite se conectar em qualquer internet livre, seja em bares, restaurantes ou, principalmente, em locais do qual você nem sequer sabe onde elas estão hospedadas. Nesses casos recorra a conexão seguras, ou procure administrar melhor seu pacote de dados para não correr riscos.
2. Use e abuse das verificações em duas etapas
Um dos métodos mais eficientes para evitar o acesso a apps do seu smartphone é a verificação em duas etapas. Com ela, mesmo que você insira a senha correta, é necessário digitar um código, que por sua vez é enviado por SMS ou até mesmo por WhatsApp pela própria empresa administradora do software.
Também é possível fazer essa autenticação via apps de segurança, como o Google Authenticator e o Microsoft Authenticator. Com eles, depois de digitar a senha correta para acessar um aplicativo, é preciso também enviar um código de token que é gerado aleatoriamente nesses softwares, tem validade de alguns segundos, e que fica instalado em somente um aparelho.
3. Cuidado com as senhas capturadas
Outra dica muito importante é ficar atento ao digitar suas senhas durante o Carnaval. Quando for realizar um pagamento em uma máquina onde é necessário inserir sua palavra chave, fique atento para que ninguém ao seu lado veja o código digitado.
O mesmo vale para senhas inseridas no seu smartphone. Isso porque alguns criminosos observam a vítima antes de realizar o furto ou roubo de seus celulares. Nesses casos, opte sempre pela biometria, como a impressão digital ou reconhecimento facial para que não precise ter que usar códigos de desbloqueio à vista de outras pessoas.
4. Ative os rastreadores do seu aparelho
Por diversos motivos, usuários acabam desativando a localização do seu aparelho, seja desabilitando o GPS do smartphone ou apps nativos de rastreamento, como o “Buscar dispositivos” nos aparelhos da Apple.
Nesse período de carnaval, é recomendado que você habilite todas essas funções, uma vez que caso você perca o seu aparelho ou ele tenha sido furtado, você possa localizá-lo e quem sabe até recuperá-lo.
5. Configure a autenticação no pagamento por aproximação
Um dos métodos de pagamento mais comuns nos dias atuais é o por aproximação. Com ele, basta posicionar o seu cartão em cima da maquininha de pagamentos para que a transação seja efetuada. E praticamente todos os smartphones também possuem essa opção atualmente, bastando apenas vincular seus cartões à conta Android ou Apple para realizar o pagamento através deles, no mesmo formato.
Entretanto, é possível adicionar uma camada de segurança para autorizar essa transação. Com ela, mesmo aproximando o aparelho para realizar o pagamento, é preciso autorizar no sistema a transação através da biometria.
6. Use modos de segurança de apps do banco
Para evitar que criminosos possam causar danos financeiros às vítimas, grande parte dos bancos de hoje possuem mecanismos para coibir essas ações. Eles variam desde limites diários de PIX, até outros mais modernos e com recursos mais específicos.
O Nubank, por exemplo, conta com o “Modo Rua”. Nele, quando ativado, o cliente precisa selecionar quais as redes que estão autorizadas a fazer operações no app, como envio de PIX, pagamentos, etc. Sendo assim, caso o aparelho tenha sido furtado, criminosos não irão conseguir fazer nada na sua conta sem estar conectados às redes confiáveis.
7. O que fazer caso seu aparelho tenha sido roubado ou furtado?
Se, infelizmente, você acabou sendo vítima de roubo durante o carnaval, é preciso que você siga as seguintes orientações:
Seguindo todas essas dicas você pode ter certeza que o seu Carnaval será mais seguro em relação aos seus dados.
Via Tecmundo